39º Encontro chega ao final de abril cheio de novidades!

24/04/2010 09:11

- O 39º Encontro Nacional, que será realizado entre os dias 24 e 27 de agosto deste ano, em Florianópolis (SC), chega ao fim de abril cheio de novidades. Entre elas, a definição da Agência de Viagem e dos hotéis oficiais e, novo formato para as Clínicas e Fórum, valores das inscrições entre outras.
 

Este será o primeiro Encontro 100% sustentável
O produto naturalmente eficiente da construção civil terá, a partir deste ano, seu evento nacional totalmente sustentável, com o selo Carbon Free. A Anicer firmou uma parceria com a ONG Iniciativa Verde para neutralizar as emissões decorrentes da realização do evento por meio do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica.
Foi realizado um Inventário de Emissões de GEE, que utiliza metodologias aprovadas pela ONU para calcular as emissões de gases de efeito estufa (expressas em CO2 equivalente) relativas à realização do evento com informações fornecidas pela Anicer. Foi levado em conta a quantidade de pessoas envolvidas no evento, a quantidade de CO2 emitida nos transportes, aéreos e terrestres, gasto de energia elétrica e de água, consumo de materiais e volume de lixo gerado durante o evento.
Após este estudo, foi estimado o total de emissões que ficou em cerca de 17 toneladas de CO2 equivalentes e, a partir daí, foi definido o porte do restauro florestal a ser efetuado, como medida compensatória que neutralizará a “pegada de carbono” do evento. O objetivo do reflorestamento é recuperar a cobertura vegetal de áreas degradadas o mais próximo possível do que existia historicamente na região do Bioma Mata Atlântica.